Obra Licenciada por Creative Commos

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição.

Aqui trataremos de tudo aquilo que nos emociona.

A vida, em todas as suas formas e manifestações, nos leva a fortes emoções.

Espero poder traduzir, em versos e rimas, as expressões da vida com as quais eu tiver contato.



Luzia M.Cardoso
http://twitter.com/#!/luzia48

Direitos autorais registrados na FBN

domingo, 3 de janeiro de 2010

Ao meu pai

Usam os nossos braços,
dilapidam a nossa saúde,
matam a nossa prole
e enriquecem sob os nossos olhos.

Chamam-nos de operários, camponeses,
funcionários, camelôs, domésticas ...
e encarceram a nossa vida.

Decidem a nossa sorte,
progridem às nossas custas,
negociam nossos esforços
e elegem-se com os nossos votos.

Mas estamos despertando!

Apesar das constantes doses de soníferos
administrados pela mídia.

Estamos acordando!

Apesar de sermos constantemente
embalados por canções de ninar
e histórias da carochinha de alguns políticos.

Estamos levantando!

Apesar das dificuldades diárias
em que vivemos

Estamo-nos erguendo!

Com todas as dores, fadigas,
desesperanças e lamentos.

Estamos resistindo!

E quando estivermos plenamente despertos,
reverteremos toda essa história.
Mudaremos os nossos destinos e
decidiremos a nossa sorte.

Nesse dia, enfim,
homenagearemos os nossos mártires
e abraçaremos os nossos filhos
ao hastearmos a bandeira de nossa vitória.

A todos os trabalhadores e,
em especial, ao trabalhador público que foi meu pai,
Rubens F. C.
(1925-1995).



Por Luzia (poesia, ilustração e edição)




(Essa poesia foi escrita no inverno de 1996 e abre a minha tese de mestrado)

4 comentários:

  1. Me lembra charada.
    Se para cada símbolo conseguíssemos dar valores ou palavras reais...

    Será q curaríamos nossas mágoas? Os vazios? As palavras q não falamos? Ou não tivemos oportunidade de falar ou perguntar?

    Achei genial a idéia...

    ResponderExcluir
  2. Oi Teresa,

    A fonte em símbolo não foi intencional, mas devido a algum problema que ocorreu na postagem, posteriormente, e que não percebi. Apesar de tê-la corrigido,tentei reproduzi-la aqui na fonte "webdings", pois também achei interessante, apesar de trabalhosa para os leitores, contudo, nesse espaço, a fonte é modificada para "Times New Roman".
    Tentarei fazer uma intencionalmente, ok?

    Abraços,

    Luzia

    ResponderExcluir
  3. Luzia,Parabéns pelo blog!

    Que bom poder transmitir sentimentos misturados com homenagens. Achei linda a iniciativa de falar da luta dos trabalhadores (que somos todos nós)e, ao mesmo tempo, homenagear um em especial, que serviu como referência para você,creio eu.E,ao ler esta poesia lembrei-me de minha mãe:referencial de pessoa guerreira e dedicada, mulher a quem, até hoje, procuro seguir seus passos, embora suas pegadas estejam apenas em minha memória...doce memória!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina!!!
    Essa me comoveu!!
    Parte por dedicá-la ao saudoso Sr. Rubens, por quem tive grande admiração, e tbm pelo mote usado.

    Menina!! Voce sabe mexer bem nas feridas! Peço a Deus que se não houver possibilidade de que eu possa ver realizado esse sonho, não só para os trabalhadores servidores públicos, mas para todos os trabalhadores desse nosso país, e, que na verdade são os que realmente movem essa engrenagem do progresso, espero que sinceramente minhas filhas e meus netos, possam um dia ter orgulho total em ser brasileiros, vivendo numa pátria de justiça e voltada para os verdadeiros anseios de nosso povo!
    O Brasil é dos brasileiros, e não para servir interesses de aproveitadores!
    Estou contigo!!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog