Obra Licenciada por Creative Commos

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição.

Aqui trataremos de tudo aquilo que nos emociona.

A vida, em todas as suas formas e manifestações, nos leva a fortes emoções.

Espero poder traduzir, em versos e rimas, as expressões da vida com as quais eu tiver contato.



Luzia M.Cardoso
http://twitter.com/#!/luzia48

Direitos autorais registrados na FBN

domingo, 4 de março de 2012

Antigripine (Odir Milanez e Luzia M. Cardoso)




ANTIGRIPINE
 (Odir Milanez, Paraíba e Luzia M. Cardoso, Rio de Janeiro)

 Espirro, tosse... Reina um resfriado!
Chás e mais chás, mas nada de eficácia.
Alguém, que não sei quem, duma farmácia,
sabendo de saúde o meu estado,
fala de gripe, diz do resultado
de quem de vírus tal não se previne,
e um santo remédio me define,
como se de receitas fosse um craque:
"Prepare dose dupla de conhaque,
tome com dois cachés* de Antigripine!"

- Odir Milanez -


Embora eu não tome álcool algum,
tomei, pois essa gripe me maltrata.
A dor, aqui e ali, me desbarata!
Constipada, só ouço zum, zum, zum.
Acho qu'esse vírus é incomum.
Que esse mal tal receita fulmine!
Por mais que um dos itens abomine,
em mim, a bula ecoa como um saque:
"Prepare dose dupla de conhaque,
tome com dois cachés de Antigripine!"

Luzia M. Cardoso -



Corri para o boteco da esquina.
Saí, trombando em tudo pela frente.
Com o conhaque que subia à mente,
sorria como fosse uma menina
escondida atrás de uma cortina,
temendo que alguém a recrimine.
Na fé que o remédio me vacine,
fui pro bar iniciar o ataque:
"Prepare dose dupla de conhaque,
tome com dois cachés de Antigripine!”

- Luzia M. Cardoso -


Depois, com a garrafa no sovaco,
já vendo mil farmácias pela frente,
com tantos goles da bebida quente,
meu corpo balançava como um barco.
Fiquei sem leme, catando cavaco.
Zunindo na cabeça uma sirene,
lancei à frente um jato solene,
causando em meu amigo um grande choque.
“Prepare dose dupla de conhaque,
tome com dois cachés de Antigripine!”

- Luzia M. Cardoso -


Amigo excepcional, José Macário,
“Doutor Honoris causa” da botica,
expert em maná, sena e arnica,
recebeu-me com riso solidário.
Quando lhe disse do receituário.
ele sorriu: - Permita que lhe ensine:
Não há drágea com cana que combine!
Repeti: - Mas se a bula dá destaque:
“Prepare dose dupla de conhaque,
tome com dois cachés de Antigripine!”

- Odir Milanez -


Macário pôs a bula à minha frente.
Li e reli escrito o que constava
do comprimido, como se tomava:
“De preferência, com bebida quente.”
(Gente inculta, sem culpa. Pobre gente!)
Um chá, um café quente, há quem opine.
Leite morno, há doutor que determine.
Somente diz quem for doutor de araque:
“Prepare dose dupla de conhaque,
tome com dois cachés de Antigripine!”


- Odir Milanez -




Caché: Comprimido. Remédio em cápsula. Plural: cachetes.

Por ser uma palavra de origem estrangeira, optamos pela liberdade poética e fizemos o plural "abrasileirando o termo".

A ideia desse dueto foi em decorrência de um primeiro cordel que Odir publicou no site Poesia Pura sob o título Antigripine onde ele fazia uma homenagem a dois poetas médicos, Fernando Cunha Lima e Herculano Alencar. Esse cordel está disponível no site Recanto das Letras https://www.recantodasletras.com.br/poesias-de-humor/3536914 

O assunto gripe começou de uma que o próprio Odir pegou e, ao saber, postei O Desafio do Mestre Odir” tendo ele respondido em cordel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog