Obra Licenciada por Creative Commos

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição.

Aqui trataremos de tudo aquilo que nos emociona.

A vida, em todas as suas formas e manifestações, nos leva a fortes emoções.

Espero poder traduzir, em versos e rimas, as expressões da vida com as quais eu tiver contato.



Luzia M.Cardoso
http://twitter.com/#!/luzia48

Direitos autorais registrados na FBN

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Cordel da Terceira Idade



Cordel da Terceira Idade

Luzia Magalhães Cardoso






Já caminhei mais de seis décadas,
entre ladeiras e atalhos.
Senti meus nervos em frangalhos
quando me vi em encruzilhadas;
quando tive que abrir estradas;
diante da  diversidade;
de tanta animosidade...
Mas eu plantei a minha glória!
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


Nas lembranças de minha infância,
praças, piques, pipas, piões...
Entre afagos e sermões
de quem ainda m’aquecia,
a quem tanto obedecia...
E a saudade já me invade,
dos que devo a identidade.
Ainda os tenho na memória!
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


E no pico da alvorada,
feito  Pierrot e  Arlecrim,
colibri  em qualquer jardim,
também em  Rosa, Margarida
e na cabrocha atrevida...
Dos arroubos da mocidade,
trouxe a modernidade,
de onde a tua é sucessória!
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


Foi-se o tempo de diversão.
Filhos eu tinha pra criar.
Com família pra sustentar,
eu precisei ganhar o pão.
Suor e sangue, desde então,
pois a responsabilidade
comandava minha vontade.
E não havia rogatória!
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


E muita coisa sei que fiz!
Fiz dentro e fora da firma!
E tudo em volta me confirma!
Eu descasquei abacaxis,
e tive a vida por um triz!
Eu briguei pela liberdade
e proclamei que a igualdade
um dia prevaleceria!
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


Eu vi os meus filhos crescerem
e com quem quis, fui ao altar.
Meus netos, eu pude ninar.
Deixei as lágrimas rolarem
ao ver meus afetos partirem
quem sabe, para eternidade...
Voltam em brisas de saudade,
feito ave  migratória...
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


Eu sou teu reflexo no espelho...
Mesmo sem querer enxergar,
verás o futuro chegar.
E lembrarás que hoje o velho,
a quem tu olhas de esguelho ,
fez as bases dessa cidade,
com ideias, leis e vontade,
sinalizando a trajetória.
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


E todo inverno é grisalho,
as sombras já mostram as marcas
de todo custo que tu arcas.
Então, ouças o meu conselho:
Ponha freio no destrambelho;
Dê espaço à serenidade;
Respeite a diversidade.
Tu não terás escapatória!
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


Aos idosos, muito respeito:
Calçadas são para andar,
E livres pra gente passar.
E vamos cobrar do prefeito,
mostrando que temos direito
de livre acessibilidade.
Com rampas, e prioridade
na preservação da memória.
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


Queremos as praças abertas
para a vida transitar,
com as crianças a brincar.
A juventude bem esperta:
patins, skates, bicicleta...
Gerações em fraternidade;
Ter informações à vontade,
com convivência aleatória.
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


Nosso corpo pede atenção?
Andamos com passos mais lentos?
Propensos a abatimentos?
Mas temos muita opinião!
Saúde? Não abrimos mão:
Tenha universalidade;
Também a integralidade;
Sem ter barreira ou divisória.
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


O direito de ir e vir
atravessa as gerações
e não admite exceções.
Não tem classes para servir,
tampouco credos para ouvir.
É inerente à liberdade,
garante a dignidade.
E toda ação é decisória!
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


Necessidades garantidas
de quem tem a renda aquém,
sem caridade de ninguém
nos ralos pratos de comidas,
e pelo Estado assumidas.
Direito é prioridade
dos eleitos e autoridades.
E de atenção compulsória!
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


E assim, eu viverei bem.
Sem espaços pra solidão,
sem ter que implorar o pão.
Bom para mim, pra todos também!
Meu coração irá além!
Afeto, amor, novidade...
E minha sexualidade?
Ah, pra lá de satisfatória!
Na tua vida, faço história,
vou além da terceira idade!


2 comentários:

  1. Você discorreu sobre fases e dificuldades, mas deixou bem clara a disposição de tudo superar e de viver bem, independente da idade.
    Gostei muito. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Luzia, querida amiga poeta,
    Adorei o mote e todo cordel está maravilhoso,
    ritimado e com o tema muito bem trabalhado.
    Deu gosto de ler!!Beijos

    ResponderExcluir

Arquivo do blog