Obra Licenciada por Creative Commos

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição.

Aqui trataremos de tudo aquilo que nos emociona.

A vida, em todas as suas formas e manifestações, nos leva a fortes emoções.

Espero poder traduzir, em versos e rimas, as expressões da vida com as quais eu tiver contato.



Luzia M.Cardoso
http://twitter.com/#!/luzia48

Direitos autorais registrados na FBN

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Paixão pelo Poeta




Desde criança que eu ouço esse moço.
Ainda com olhos de esperança,
já acolhia os seus versos.
E eu virei a Carolina da janela
imitando a morena
e o requebrado dela.
Fui crescendo, fui ficando diferente,
mas nunca indiferente aos versos do poeta.
E foi assim que passando na avenida,
vi sangrarem as feridas quando a noite se fechou.
Cantei o seu hino e, aos gritos, disse não
para as botas já blindadas de uma longa repressão.
Voltei malandra, Januária mais formosa.
Fui a musa caprichosa, flor pintada em toda tela.
Virei Joana e trouxe o lema da Bastilha
que mofava numa ilha, sem ganhar a liberdade.
Da igualdade muito gente caçoava,
com falsas fraternidades que propagavam pelos bares.
E na cidade, fui a noiva cobiçada,
Rita, Rosa adorada
pelos moços da estrada.
Mas caro Chico, não há como ser estátua,
pedra fria e idolatrada nesse céu azul anil.
Mulher que chora, cora, ora e implora,
sinto meu sangue quente escorrendo pelos poros.
Mais que um corpo, busto, rosto e belas ancas,
a poesia está nos livres movimentos.
Ah, os meus sentimentos, tantos mágicos momentos
aos acordes da viola embalados por sua voz...
Não quero um mito. Assim, não ligo não,
Tenho por ti adoração, já que é teu o meu coração.
Mas caro Chico, responda apenas à questão:
A rima foi um sacrifício, ou brincou com o desperdício
de curvas sem orifícios?

Luzia M. Cardoso 
http://evivendoquesevive.blogspot.com

 Foto retirada de http://www.letras.com.br/fotos/chico-buarque 
Para ouvir "Meu Querido Diário", Chico Buarque de Holanda http://www.youtube.com/watch?v=FytK4gJazog


Um comentário:

  1. Luzia, Bom Dia!
    Não consegui acessar seu email pelo blog que me enviou. De qualquer forma, parabéns por seus escritos!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog